Homenagem na Alece celebra os 48 anos da Atrace e destaca o papel essencial da advocacia trabalhista
Em sessão solene realizada no dia 29 de novembro, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), foi celebrado o Dia da Advocacia Trabalhista e a trajetória de 48 anos da Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará (Atrace), que contou com o requerimento da deputada Martinha Brandão (Cidadania) e do deputado Marcos Sobreira (PDT).
Em discurso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, destacou a importância da advocacia trabalhista para a manutenção da Justiça do Trabalho como referência nacional de eficiência. “Estamos celebrando, hoje, o profissional que promove uma advocacia social, acolhe o trabalhador vulnerável e traz justiça à sociedade. Não adianta conferir salário, horas extras, décimo terceiro, se não há um profissional que ajude a manter esses direitos assegurados, longe dos ataques aos trabalhadores”, afirmou.
Durante a solenidade, a presidente da Atrace, Jane Eire Calixto, ressaltou o processo de interiorização das ações da associação, com foco em ampliar sua atuação e alcançar mais advogados no interior do estado. “Já demos início a esse processo, com instalação de comarcas no Cariri, mas queremos chegar em outras regiões do Estado, em outras cidades pólos, a fim de descentralizar nossa atuação, que se concentra muito em Fortaleza”, afirmou.
“A associação, como já foi dito, foi criada em 09 de julho de 1976. Por isso, o requerimento para que o dia 09 de julho seja o Dia da Advocacia Trabalhista Cearense. Nós já temos o Dia Nacional da Advocacia Trabalhista, que é o dia 20 de junho, mas acreditamos que pela sua importância, pela sua história, a advocacia cearense merece seu dia estadual.”
A sessão solene ainda foi marcada pela entrega de certificados em reconhecimento à contribuição para a advocacia trabalhista. Dentre os homenageados destacam-se, Francisca Jane Eire Calixto de Almeida Morais, primeira mulher a presidir a ATRACE; José Erinaldo Dantas Filho, presidente da OAB/CE e recentemente eleito Conselheiro Federal; Christiane do Vale Leitão, atual vice-presidente da OAB-CE e eleita como a primeira mulher presidente da OAB/CE; Benedito de Paula Bizerril, fundador da ATRACE, e Eduardo Pragmácio de Lavor Telles, advogado trabalhista.
A homenagem reforçou a relevância da Atrace na defesa de direitos fundamentais e consolidou a advocacia trabalhista como um pilar essencial para uma sociedade mais justa e igualitária.