Cidadania e Justiça: Semana Nacional da Conciliação leva soluções para a população
“Sou manicure e vim resolver a identidade do meu filho, Pedro da Silva, de 12 anos. Ele precisa muito do documento, porque vai participar de um torneio de futebol e, sem a identidade, ele não pode competir.” Esse foi o motivo que levou Jéssica Ravena da Silva a acordar cedo e aproveitar a presença da “Justiça Itinerante” bem em frente à sua casa, no Centro de Fortaleza. Sua história traduz a essência e o impacto social da ação, que ocorre durante XIX Semana Nacional da Conciliação.
Promovido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o projeto permitiu a Jéssica um atendimento acessível e imediato. “É bom porque agiliza, né? Já fui a vários locais e estavam lotados, mas hoje pude resolver isso para o Pedro,” compartilhou, aliviada. Para famílias como a dela, o projeto “Justiça Itinerante” traz uma solução que ultrapassa os muros do Judiciário e leva cidadania à porta da população, sem burocracia ou demora.
Além da emissão de documentação, através do caminhão cidadão, existe uma sala preparada para atendimentos pré-processuais. “A conciliação e a mediação transformam o caminho das pessoas, promovendo o entendimento e a paz que precisamos. Quando instituições se juntam, como na ‘Justiça Itinerante’, essa produção se torna mais rica e benéfica para toda a sociedade”, destacou a supervisora do Nupemec, desembargadora Vanja Fontelene Pontes, ao falar da importância do projeto, que dessa vez ocorre durante a Semana Nacional da Conciliação.
Para a desembargadora, o movimento de sair dos muros institucionais e ir ao encontro das pessoas reforça o compromisso do Judiciário em fazer diferença real na vida do cidadão, promovendo a convivência harmônica. “Nesta semana, o Brasil inteiro se mobiliza para mostrar aos cidadãos que temos a oportunidade de viver com o outro de forma mais pacífica,” completou, ressaltando que as decisões judiciais não são a única forma de solucionar conflitos.
População tem acesso a serviço judiciais e de cidadania
RESOLUÇÃO RÁPIDA E DIÁLOGO
Kilma Oliveira, analista judiciária do Nupemec, acrescentou que o “Justiça Itinerante” é uma ponte entre o TJCE e o cidadão. “Esse projeto leva os serviços do Tribunal para perto das pessoas, facilitando a resolução de demandas mesmo sem a necessidade de um processo formal. É uma forma mais rápida e acessível, por meio da conciliação e do diálogo”.
Durante a Semana da Conciliação, o “Justiça Itinerante” funcionou segunda (04) e terça-feira (05/11) na Faculdade de Direito da UFC, e estará no Vapt Vupt de Messejana de quarta (06) a sexta-feira (08/11). O atendimento ocorre das 8h às 17h, acolhendo casos persos, que vão desde conflitos familiares, em que a mediação é essencial, até acordos entre empresas, onde a conciliação é o método principal.
SERVIÇO
Semana Nacional da Conciliação – Justiça Itinerante
Data: 06 a 08 de novembro de 2024
Horário: 8h às 17h
Locais: Vapt Vupt de Messejana.